Competências

Tendo em consideração os perfis profissionais estabelecidos, o projecto Skills Standards (STATE BOARD COMMUNITY AND TECHNICAL COLLEGES, 2001) e a auscultação aos profissionais de marketing levada a cabo, definiram-se as competências específicas e genéricas necessárias a um profissional de marketing:

Competência específicas do 1º ciclo:
– Conhecimentos acerca de planos e métodos de pesquisa
– Conhecimentos de técnicas de amostragem
– Conhecimentos de estratégias e objectivos de pesquisa
– Capacidade para procurar a informação necessária de acordo com os objectivos da pesquisa
– Capacidade para identificar a credibilidade e aplicabilidade da informação
– Capacidade para comparar as capacidades e características próprias com as dos concorrentes
– Conhecimento da linguagem técnica e industrial
– Capacidade para monitorizar os objectivos
– Capacidade para identificar as necessidades dos públicos – alvo
– Capacidade para analisar propostas
– Conhecimentos de formatos e gestão de bases de dados
– Conhecimentos acerca de formas de armazenar e aceder a dados
– Conhecimentos de gestão de dados
– Conhecimentos de técnicas de teste de produtos
– Conhecimentos acerca dos produtos, como estes podem triunfar ou fracassar
– Conhecimento e capacidade para avaliar a satisfação dos clientes
– Conhecimentos necessários à implementação de um plano de marketing
– Conhecimentos acerca da embalagem dos produtos
– Conhecimentos sobre o ciclo de vida dos produtos
– Conhecimentos acerca das técnicas de desenvolvimento de conceitos de produto
– Conhecimentos sobre teorias da comunicação
– Capacidade para optar entre os diversos meios de comunicação
– Conhecimentos sobre psicologia do consumidor
– Conhecimentos sobre canais de distribuição
– Conhecimentos sobre políticas e procedimentos de encomenda
– Capacidade para controlar orçamentos e utilizar folhas de cálculo
– Capacidade para realizar relatórios
– Conhecimentos para avaliar a efectividade das acções
– Capacidade para planear eventos
– Conhecimentos sobre leis e regulamentações aplicadas ao marketing
– Capacidade para compreender o meio envolvente e as mutações do mercado
– Conhecimentos sobre o funcionamento dos meios e da indústria de comunicação
– Capacidade para implementar campanhas de comunicação
– Consciência da importância da qualidade do desempenho
– Conhecimentos sobre a gestão da força de vendas
– Capacidade para gerir força de vendas
– Conhecimentos sobre mecanismos de remuneração/compensação
– Conhecimentos sobre medição de retorno de investimentos
– Capacidade para elaborar planos de contingência
– Conhecimentos acerca de técnicas de motivação

 

Competência genéricas mais importantes no 1º ciclo:
– Capacidade para desenvolver soluções criativas
– Capacidade para aplicar soluções criativas a novas situações
– Capacidade para analisar situações
– Capacidade para avaliar riscos
– Capacidade para sintetizar diversos pontos de vista
– Capacidade para averiguar causas e motivos
– Capacidade para propor planos de acção
– Capacidade de esforço e perseverança
– Capacidade para aprender
– Capacidade para analisar consequências das acções
– Capacidade para manipular, interpretar e integrar diversas fontes de informação
– Preocupação pela qualidade
– Capacidade de trabalhar autonomamente ou em grupo
– Capacidade de comunicar os seus conhecimentos a diversos públicos