UBI
DGE  Departamento de Gestão e Economia 
 

HomeContactos


Português

DGE
 
   

Bem-vindo(a) ao Departamento de Gestão e Economia (DGE)

 

O Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior centra as suas atividades na formação de graduação (1.º Ciclo) e de pós-graduação (2.º e 3.º Ciclos e Pós-Doutoramento), bem como na investigação, transferência tecnológica e nos serviços à comunidade nas áreas da Gestão, Economia e Marketing.

A oferta formativa do DGE é constituída, no 1.º Ciclo/Licenciatura, pelos cursos em Gestão, EconomiaeMarketing. No 2.º Ciclo/Mestrado pelos cursos em Gestão, Economia, Marketing, Empreendedorismo e Criação de Empresase emGestão de Unidades de Saúde. No que se refere ao 3.º Ciclo/Doutoramento pelos cursos em Gestão, Economia(associação UE/UBI) e em Marketing e Estratégia(associação UM/UA/UBI). O Departamento oferece ainda Pós-Doutoramentos emGestão e em Economia, bem como o Master in Business Administration.

O DGE propicia um ambiente de aprendizagem que assegura a aquisição sólida de conhecimentos, competências e experiências, quer académicas quer pessoais, necessários a um percurso profissional e pessoal dos seus alunos num contexto de mobilidade internacional. O reconhecimento da qualidade do ambiente de aprendizagem encontra-se expresso, por um lado, na acreditação dos seus cursos pelo período máximo de 6 anos pelo Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). E por outro lado, na valorização sistemática pelos estudantes da disponibilidade e envolvimento dos docentes no seu processo de aprendizagem.

A qualidade do projeto de formação do DGE assenta em quatro vetores fundamentais:

O primeiro, na existência de um corpo docente constituído por 86% de doutorados, muitos dos quais pertencem a diferentes unidades de investigação, nomeadamente: NECE, CEFAGE, CEG-IST, CIEOeINESC e com investigação internacionalmente referenciada.

O segundo, na diversidade de metodologias de aprendizagem, combinando a transmissão estruturada de conhecimentos com processos de aprendizagem orientados para a resolução de problemas, estudos de caso e o confronto entre evidências teóricas e práticas. As capacidades analíticas, de reflexão e de pensamento crítico são estimuladas pelo debate e argumentação fundamentada, bem como pelo desenvolvimento de saberes interdisciplinares e da autonomia na aprendizagem.

O terceiro, na disponibilização de serviços e recursos de aprendizagem, destacando-se as bases bibliográficas e de dados, bem como as plataformas de e-learning e b-learning.

Finalmente, na aposta de uma formação internacionalmente orientada, na qual os programas de mobilidade Erasmus+ e de Estágios constituem os seus instrumentos fundamentais.

O DGE enfrenta os desafios do futuro através do compromisso com a qualidade, o rigor, a abertura a novas ideias e teorias e a cooperação nacional e internacional. A cooperação com as instituições de ensino superior e centros de investigação, bem como com o universo empresarial, administração pública e organizações não lucrativas é considerada um elemento crítico para a valorização económica, social e cultural das atividades deste Departamento e dos seus resultados. Assegurar e reforçar tal compromisso é crucial para a persecução nossa missão e para a sustentabilidade de um percurso bem-sucedido dos nossos estudantes num contexto em que a academia e a sua envolvente se confrontam com dinâmicas de mudança e desafios sociais permanentes e uma competição crescente.

Covilhã e UBI, dezembro de 2017

A Presidência do DGE
 
         
 
Universidade da Beira Interior | Faculdade das Ciências Sociais e Humanas | Departamento de Gestão e Economia * Estrada do Sineiro, 6200-209 Covilhã – Portugal | Telefone +351 275319600 - Telefax +351 275319601
http://www.ubi.pt | http://www.dge.ubi.pt