header

Eventos entre 2003 e 2010

O DGE

 

Última Actualização:

15.04.2014 16:38

por Nuno pessoa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

Eventos Anteriores

2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005 | 2004 | 2003

 

Seminários e Conferências Anteriores (ano 2010):

23 de Janeiro: "IX Seminário Anual do GRUDIS", organizado pelo Departamento de Gestão e Economia. Este evento teve como objectivos principais: contribuir para a preparação de papers de membros do Grudis a apresentar nas conferências da área em 2010, nomeadamente no congresso da EAA; dar a oportunidade a jovens investigadores de verem os seus projectos de investigação discutidos; aprofundar contactos entre membros da comunidade científica que investigam na área da Contabilidade. [Docentes responsáveis pelo evento: Profª Doutora Maria do Céu Alves e Prof. Doutor Rui Robalo] [Ver programa...]

Seminários e Conferências Anteriores (ano 2009):

24 de Novembro: Conferência: "Foreign Exchange Risk Managemen", organizado pelo Departamento de Gestão e Economia. Este evento contou com a participação do Professor Piotr Misztal da Radom Higher School, Polónia. [Docente responsável pelo evento: Prof. Doutor José Pires Manso]

12 a 15 de Novembro: XI Congresso Nacional de Estudantes de Economia e Gestão (CNEEG). O CNEEG é um evento que reúne todos os anos estudantes dos vários cursos de Economia e Gestão do país. Já foram realizadas na Universidade da Beira Interior (UBI) duas edições: a edição V em 2000 e a edição VII em 2004. A XI Edição, teve como cidade anfitriã a Covilhã, cidade 5 estrelas (Inovação, Turismo, Hospitalidade, Lazer e Proximidade). [Ver mais...]

13 a 15 de Outubro: Curso "Elaboração de Artigos Científicos". Este curso teve como objectivo principal fornecer procedimentos e outras informações que visam o desenvolvimento da elaboração de artigos científicos, bem como melhorar a qualidade de artigos já produzidos e, eventualmente, em revisão. Contou com a participação do Prof. Doutor Manuel José da Rocha Armada, da Universidade do Minho. [Ver mais...] [Docente responsável pelo evento: Profª. Doutora Maria José Silva]

17 a 20 de Junho: XXIII Congresso Internacional de Economia Aplicada - ASEPELT'09. Este Congresso englobou conferências, sessões plenárias e sessões paralelas. As sessões paralelas organizaram-se em 16 áreas temáticas nas quais se apresentaram papers, comunicações e artigos, as últimas das quais foram seleccionadas pelos avaliadores (referees) de entre o conjunto de comunicações apresentadas. [Ver site do evento...] [Docente responsável pelo evento: Prof. Doutor José Pires Manso]

22 de Maio: Seminário "Como escrever artigos científicos e potenciar a divulgação da investigação científica", organizado no âmbito do curso de 3º Ciclo/ Doutoramento em Gestão e destinado a todos estudantes de pós-graduações académicas (doutoramento/ mestrado) e investigadores.
Este evento contou com a prestigiada participação do Professor Gary Akehurst (Freelance management consultant, researcher and author; Adjunct Professor at RSM Erasmus University in Rotterdam; Professor of Marketing of the University of Wales; Editor of the Services Industries Journal (ISI) and member of Several Editorial boards).

22 de Maio: Videoconferência: "Apresentação de projectos e linhas de investigação", organizada no âmbito do curso de 3º Ciclo/ Doutoramento em Gestão.
Objectivos do evento:
- para os alunos: encontrar co-orientadores para as suas teses de doutoramento / dissertações de mestrado; conhecer os programas de pesquisa da FURB e trocar materiais/artigos/etc; possibilitar/viabilizar pesquisas no Brasil (para tese/dissertação, ou mesmo para outras pesquisas de caráter científico); trazer pesquisas para a UBI;
- para os apresentadores: abrir possibilidade de co-orientação no outro país; trocar materiais/artigos/etc; possibilitar/viabilizar a realização de pesquisas de seu grupo de investigação no Brasil; facilitar intercâmbio de professores; realizar pesquisas cross-nacionais; participar (em parceria com brasileiros) de eventos e publicações brasileiras;
- para a UBI: captar alunos estrangeiros para o doutoramento; ampliar o leque de possibilidades de pesquisas; fomentar a publicação científica com autores dos dois países.

26 de Março, 2 de Abril e 16 de Abril: Sessões de Esclarecimento "Novo Código de Trabalho", organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Gestão (UBIGEST), nas quais foram abordados diversos temas, tais como: Contratação Individual; Contratação Colectiva; Cessação dos Contratos de Trabalho e - Organização dos Tempos de Trabalho. Contou com a presença do Dr. José Manuel Varandas (advogado).

15 de Abril: Seminário “CFD’S – RISCOS E OPORTUNIDADES”, organizado pelo Departamento de Gestão e Economia e o Gabinete de Estágios e Observatório de Emprego da UBI. Este evento contou com a participação da Direcção de Investimentos Banco Best.

03 de Abril: Conferência “Hospitais Transformados em Empresas - Análise do Impacto na Eficiência”, organizado pela Direcção do Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde do Departamento de Gestão e Economia. Este evento contou com a participação de Ana Paula Harfouche (professora universitária e administradora hospitalar).

27 de Março: Conferência “O impacto da crise financeira no investimento e na avaliação das empresas”. O Departamento de Gestão e Economia organizou, no âmbito dos cursos de pós-graduação, uma conferência subordinada ao tema “O impacto da crise financeira no investimento e na avaliação das empresas”. Este tema revela grande pertinência e actualidade no contexto da crise que, assolando as praças financeiras mundiais, coloca necessariamente desafios à tomada de decisão dos investidores e à gestão das empresas.
Contou-se com a presença do Dr. José Gonzaga Rosa, Partner de Transaction Advisory Services da empresa Ernst&Young.

20 de Março: Seminário de Investigação - Doutoramento/ 3º Ciclo em Gestão. O Departamento de Gestão e Economia organizou, no âmbito do Curso de Doutoramento - 3º Ciclo em Gestão, um Seminário de Investigação, no qual foram apresentados os trabalhos de investigação dos alunos do 2º ano do curso, conducentes à sua Tese.
Integrado neste seminário realizou-se uma Sessão Pública sobre o "Método de Estudo de Caso", proferido pelo Professor Ricardo Hernández, Catedrático da Universidade de Extremadura (Espanha).

10, 11 e 12 de Março: Dias da UBI no DGE. Iniciativa destinada a divulgar as capacidades e potencialidades da Instituição em termos científicos, técnicos e culturais e constituem uma oportunidade para dar a conhecer o ambiente universitário, através de visitas guiadas aos diversos Departamentos, Centros e ainda a outros sectores como a Biblioteca e o Museu.
Nesta décima segunda edição d’Os Dias da UBI foram apresentadas exposições, conferências, experiências em laboratórios, tecnologias computacionais e multimedia, num conjunto de iniciativas interactivas.
[Visualizar programa de 2009]

27 de Fevereiro: Seminário "Sessão de Formação sobre as bases de dados: Amadeus, Bankscope e Zephyr", organizado pelo DGE, no âmbito dos 2ºs e 3ºs ciclos. Este seminário teve como destinatários todos os investigadores, docentes e alunos de pós-graduação do Departamento que necessitassem utilizar este programa e pretendessem conhecer ou esclarecer dúvidas quanto à sua utilização. Contou com a presença do Dr. Hugo Corga, Business Development Manager da BVDEP.

 

Seminários e Conferências Anteriores (ano 2008):

20 e 21 de Novembro: Conferência "RENT XXII - Research in Entrepreneurship and Small Business", organizada pelo DGE e pela EIASM. "RENT XXII was organised in order to stimulate dialogue and reflections about the importance of Entrepreneurship as an engine for Regional Development. The research in entrepreneurship and small business has prospered and grow considerably during the past decade in all European countries. Remarkable development has taken place in the research frameworks and methodologies respectively. Progress in the field of entrepreneurship is not only triggered by the exchange of ideas and new analyses that derive from the interaction among the entrepreneurial community, the policy makers and the academic community. It is also characterised by the growing emphasis on entrepreneurship in policy agendas and business communities all over Europe. It has stimulated dialogue among the private and public entities, and the academic community.
The main theme for the 22nd Annual RENT Conference was: Entrepreneurship as an Engine for Regional Development."

8 de Novembro: Seminário "Sessão de Formação sobre as bases de dados: Amadeus, Bankscope e Zephyr", organizado pelo DGE, no âmbito dos 2ºs e 3ºs ciclos. Este seminário teve como objectivo dar a conhecer quer o tipo de informação que se pode encontrar nestas bases de dados e que podem constituir um importante instrumento de trabalho para o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado ou tese de doutoramento, quer as formas de pesquisa e de exportação dos dados. Contou com a presença do Dr. Hugo Corga da BVDEP.

25 de Outubro: Seminário "Sessão de Formação sobre a ABI/INFORM (Proquest)", organizado pelo DGE, no âmbito dos 2ºs e 3ºs ciclos. Este seminário teve como objectivo contribuir para o desenvolvimento de uma utilização adequada da ABI/INFORM e em particular da Proquest, dando a conhecer todos os serviços de que dispõem e formas eficazes de pesquisa. Contou com a presença do Dr. Júlio Anjos da LUSODOC.

24 de Outubro: Seminário "Sessão de Formação sobre a B-On", organizado pelo DGE, no âmbito dos 2ºs e 3ºs ciclos. Este seminário pretendeu dar a conhecer aos seus utilizadores não só os serviços disponibilizados na B-On, os conteúdos disponibilizados e os instrumentos de pesquisa, com também os aspectos relacionados com o seu acesso e regras de utilização. Contou com a presença do Eng. Augusto Ribeiro da FCCN.

24 de Outubro: Seminário "Apresentação dos jogos de simulação de Gestão e Marketing"
, organizado pelo director do curso de 1º ciclo em Marketing do DGE. A apresentação e demonstração dos jogos de simulação foi realizada pelo Sr. Andrés Velásquez da Empresa Cesim, Finlândia. Mais informações sobre a empresa e as simulações disponíveis em http://cesim.com/home/home.jsp.

17 de Outubro: Conferência "BES 360º", organizado pelo BES e DGE. Este evento contou com a presença dos seguintes oradores:
- Dr. Carlos Andrade, Chief Economist BES | Tema: "Economia Global, perspectivas para 2009"
- Dr. Francisco Mendes Palma, Director Coordenador E.S. Research | Tema: "Caracterização sócio-económica região".

14 a 23 de Outubro: CICLO DE CONFERÊNCIAS | Economia, organizado pelo UBINEEC. Este evento incluiu a participação de diversas personalidades da área da economia e afins.

11 de Julho: I Seminário de Investigação do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE), organizado pelo DGE. Este evento incluiu o SEMINÁRIO DE 2º ANO DE DOUTORAMENTO EM GESTÃO, no qual foram apresentados diversos trabalhos de investigação.

29 de Maio: Seminário "Os desafios da profissão TOC no actual contexto da nova normalização contabilística", organizado pelo UBIGEST (Núcleo de Estudantes do curso de Gestão). Contou com a participação da Dr.ª Cristina Gonçalves (Membro da CNC e do Conselho Técnico da CTOC).

16 e 17 de Maio: Seminário "Avaliação da Eficiência em Negócios Organizados em Rede", organizado no âmbito do curso de 3º Ciclo em Gestão. No seminário foram apresentados os principais conceitos teóricos associados aos modelos de fronteira, para além de exemplos de aplicações mais avançadas. Este seminário foi ministrado por dois Professores da Universidade Autónoma de Barcelona: Dr. Víctor Giménez e Dr. José Luis Martínez Parra.

8 de Maio: Workshop "Imagem Pessoal e Profissional", organizado por alunas do curso de Marketing. Contou com a participação do estilista Carlos Gil e da maquilhadora profissional Ana Vitória.

2 de Maio: Seminário "Tese(s)/Dissertação(ões), Documento(s) de Trabalho e “Paper(s)”: Objectivos, Metodologias de Elaboração e Estruturas- PARTE II", proferido pelo Prof. Doutor Manuel J. Rocha Armada, docente da Universidade do Minho. Este evento foi organizado no âmbito dos 2º e 3º ciclos em Gestão.

18 de Abril: Seminári: "The influence of trust relationships on the adoption of new management accounting systems", proferido pelo Dr. Rui Robalo, docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI. Este evento foi organizado no âmbito dos 2º e 3º ciclos em Gestão.

2 e 3 de Abril: Conferência 1º Marketing Meeting - "Marketing Energético". Este evento marcou o ponto de encontro do marketing com a energia e a sustentabilidade ambiental do planeta. Foi organizado pelos Directores de curso de 1º e 2º ciclo em Marketing.

15 e 16 de Março: MBA Plus Lisboa 2008. O Departamento esteve presente nesta Feira, na Gare Marítima de Alcântara em Lisboa. [saiba mais...]

14 de Março: Sistema de regulamentação contabilística e práticas de relato financeiro em Portugal, organizado pelo DGE, no âmbito do 2º Ciclo em Gestão. Este seminário foi proferido pela Prof.ª Doutora Leonor Fernandes Ferreira, da Universidade Nova de Lisboa.

13 e 14 de Março: Biblioteca Online do Conhecimento, organizado pela B-On em parceria com o Centro de Documentação e o Departamento de Gestão e Economia da UBI.

12 de Março: Apresentação Programa INOV Contacto - Estágios Internacionais de Jovens Quadros, organizado pelo GESP da UBI. Esta é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Economia e da Inovação, apoiado pela União Europeia e pelo QREN/POPH e gerida pela Aicep Portugal Global. Trata-se de um projecto que visa apoiar a formação de quadros qualificados em contexto internacional e permitir a transmissão de informação entre os participantes no Programa através de uma rede informal de conhecimento e de uma crescente rede de contactos internacionais: a NetworkContacto.

6 de Março: Conferência: "Combate à Fraude e Evasão Fiscal", organizado pelo UBIGEST (Núcleo de Estudantes do Curso de Gestão).

5 de Março: Apresentação do Programa de Estágios Profissionais da Liberty Seguros, organizado pelo GESP da UBI. Contou com a colaboração do Núcleo de Estudantes de Economia, do Núcleo de Estudantes de Gestão, do Núcleo de Estudantes de Marketing e do Núcleo de Estudantes de Ciências de Comunicação.

3 de Março: Conferência "Competências para carreiras de sucesso", organizado pelo UBIGEST (Núcleo de Estudantes do Curso de Gestão). Este evento contou com a participação de: Dr. Jorge Faria (I. P. Santarém), Drª Patrícia Lenine (AXA-Seguros) e Dr. Álvaro Feitas (NERCAB).

28 de Fevereiro: Seminário "Responsabilidade Social das Empresas", organizado pelo UBINEEC (Núcleo de Estudantes de Economia). Este evento contou com a participação de: Dr. Américo Fernandes (DHL), Drª Ana Filipa Domingos (Águas Serra de Estrela) e Dr. João Nuno Pinto (Águas Serra de Estrela).

9 de Janeiro: "Feira do Emprego 2007/2008", organizado pelos alunos do curso de Economia com o apoio do UBINEEC (Núcleo de Estudantes de Economia)
Esta Feira contou com a participação do Grupo Espírito Santo e Bosh.

 

 Seminários e Conferências Anteriores (ano 2007):

18 de Dezembro: Workshop "Mercado de trabalho à porta... e agora?", organizado por alunos do curso de Economia com o apoio do UBINEEC (Núcleo de Estudantes de Economia). Workshop proferido pelo Prof. Doutor João Leitão, docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI.

6 de Dezembro: Seminário "Corporate Governance", organizado pelo Departamento de Gestão e Economia da UBI, no âmbito do 2º Ciclo em Gestão. Seminário proferido pelo Prof. Doutor Jan Bartholdy (The Aarhus School of Business - Department of Finance).

30 de Novembro: Seminário "Marketing de Eventos e Produtos Turísticos", organizado pelo CFIUTE e Departamento de Gestão e Economia da UBI, no âmbito do curso de Pós-graduação em Marketing de Eventos e Produtos Turísticos. Contou com a presença de:
-  Dr. João Sacchetti, da João Lagos Sport, com o tema “Eventos Desportivos: Plataformas de Comunicação para as Marcas”
- Dr.ª María Amparo Fernández, Chefe da Secção de Turismo de Cáceres, com o tema “Turismo de Cáceres”

23 de Novembro: Seminário: "Protecção de Direitos de Autor de Artigos Científicos, Teses e Outros", organizado pelo GAPI (Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Intelectual) da Universidade da Beira Interior, em parceria com o curso de 3º Ciclo em Gestão e a firma J. Pereira da Cruz. Foi proferido pelo Jurista Mário Marques.

15 e 16 de Novembro: "IX Seminário Luso-Espanhol - "Inovação e Educação: Ensino do Empreendedorismo", organizado pelo Departamento de Gestão e Economia da UBI. 

26 de Outubro: Conferência "O efeito da globalização no Mercado de Capitais e consequências sobre o controlo de branqueamento de capitais", organizado pela Direcção do Curso de 1º Ciclo de Gestão do Departamento de Gestão e Economia da UBI. Contou com a presença de:
- Miguel Athayde Marques (Prof. Doutor), Presidente da Bolsa de Valores Portuguesa - Euronext Lisbon, SA
- Amadeu Ferreira (Mestre), Vice-Presidente da Comissão do Mercado e de Valores Mobiliários (CMVM)
- Francisco Garcia dos Santos (Dr.), Direcção da Associação Portuguesa de Empresas de Investimento (APC)
- João Duque (Prof. Doutor), Professor no Instituto Superior de Economia e Gestão e Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Gestão do Crédito Público
- Nuno Malheiro (Dr.), Director do BPI
- Emanuel Santos (Dr.), Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento. 

19 de Outubro: Seminário "Pesquisa de Informação Electrónica: B-On, Proquest e Outras", organizado no âmbito do 2º Ciclo em Gestão, pelo Departamento de Gestão e Economia e contou com a presença de:
- Drª Sandra Pinto, Responsável pelo Serviço de Publicações Electrónicas da UBI
- Dr. Júlios dos Anjos, Director Técnico da Lusodoc, Lda 

12 de Outubro: Seminário: "Tese(s)/Dissertação(ões), Documento(s) de Trabalho e “Paper(s)”: Objectivos, Metodologias de Elaboração e Estruturas", proferido pelo Prof. Doutor Manuel J. Rocha Armada, organizado no âmbito da sessão de abertura das pós-graduações do DGE (2º e 3º Ciclos) e recepção dos alunos de pós-graduação do ano lectivo 2007/08.

31 de Maio: Questionários "Preferências sobre as Disciplinas Opcionais", organizado pela Direcção do Curso de 1º Ciclo de Gestão do Departamento de Gestão e Economia da UBI. Decorreu um questionário para os alunos de Gestão, para manifestarem as suas preferências pelas disciplinas opcionais. 

25 de Maio: JOB-SHOP Santander Totta, organizado pelo Gabinete de Estágios, com o apoio do Departamento de Gestão e Economia. Com este protocolo, 28 alunos da UBI terão oportunidade de estagiar nos balcões do Santander na região, e os melhores desempenhos serão convidados a celebrar contrato com a entidade. O fórum de saídas profissionais também irá contar com um pequeno período de debate onde estarão antigos alunos que transmitirão os seus testemunhos e experiências. 

25 de Maio: Formação em Bibliotecas Digitais, organizado pelos Serviços de Documentação da UBI (Biblioteca), com o apoio do Departamento de Gestão e Economia. A Ebsco Publishing em conjunto com os Serviços de Documentação da UBI realizou uma formação sobre a pesquisa em 2 das bases de dados da plataforma EBSCOhost, incluídas na B-on (Biblioteca do Conhecimento Online): Business Source Complete e Academic Search Complete

24 de Maio: Conferência "As Ofertas Públicas de Aquisição (OPA)", organizado pelo Departamento de Gestão e Economia e pelo Núcleo de Estudantes do curso de Gestão (UBIGEST) da UBI. Esta conferência contou com a presença dos oradores: o Prof. Doutor Carlos Alves, da Faculdade de Economia do Porto (FEP), que aborda a problemática “As OPA e o Governo das Empresas” e o Mestre Amadeu Ferreira, Vice-Presidente da Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM), que irá analisar “A transposição do relatório emitido pela Comissão Europeia sobre a implementação das OPA”. 

18 e 19 de Maio: II Seminário de Gestão em Saúde, organizado pelo Departamento de Gestão e Economia e Faculdade de Ciências da Saúde da UBI. 

7 de Maio: Visita da Escola Secundária Vitorino Nemésio dos Açores ao DGE.


23 de Abril: Blog CV Challenge
, organizado pelo Departamento de Gestão e Economia, com a iniciativa do Prof. Doutor João Leitão (DGE) e Dr. Rogério Palmeiro (GESP).
O Blog CV Challenge visa promover a empregabilidade dos nossos licenciados em estreita cooperação com a comunidade empregadora.
Área de desenvolvimento: Os CV Blogs a concurso foram desenvolvidos no âmbito da disciplina de Comércio Electrónico e Web Marketing, do 4.º ano da licenciatura em Marketing.

19 de Abril: Sessão de Esclarecimento sobre Bolonha, organizado pelo Departamento de Gestão e Economia, contou com a presença da Presidente do Departamento e dos Directores de Curso.

18 de Abril: Conferência "Certificação: Um caminho para a Qualidade Total?", organizado pela UBINEEC - Núcleo de Estudantes de Economia e pela UBIGEST - Núcleo de Estudantes de Gestão.
Estiverem presentes os oradores: Dr. Luís Soveral (Empresa Q9000), Mestre Angelo Marques (Empresa Liconsultores) e Eng. Pedro Alves (Empresa Lusaenor). Foi moderada pelo Prof. Doutor Luís Lourenço (DGE).

18 de Abril: Jobshop Caixa Geral de Depósitos, organizado pelo GESP com a colaboração dos Núcleos de Estudantes UBIGEST e UBINEEC. 

12 de Abril: Conferência "Boas Práticas de Empreendedorismo", organizado pelo GAPI. Contou com a presença de: Prof. Doutor Soumodip Sarkar (Universidade de Évora), Prof. Doutor António Câmara (YDREAMS) e Doutora Helena Vieira (BIOALVO).  

30 de Março: Conferências de Marketing da UBI, no âmbito da licenciatura em Marketing. Evento organizado pelo MARKTUBI - Núcleo de Estudantes de Marketing.
Contou com a presença do Dr. Nuno Pimenta (Fundão Turismo), do Dr. Hugo Domingues (Land), do Dr. Rui Ventura (Hotéis Sheraton), da Dra. Carlota Carneiro (Mercearia da Atalaia) e do Dr. Carlos Coelho (Ivity). 

19 de Março: Conferência "O Estado do Ensino Superior em Portugal", moderada pelo Prof. Doutor Alcino Couto e organizada pela UBINNEC - Núcleo de Estudantes de Economia da Universidade da Beira Interior e
Conferencistas: Dr. Bravo Nico, Deputado da Assembleia da República pelo Partido Socialista (PS); Dr. Pedro Duarte, Deputado Parlamentar do Partido Social-Democrata (PSD); Dr. João Oliveira, Deputado da Assembleia da República pelo Partido Comunista Português (PCP); Dr. Helder Amaral, Deputado da Assembleia da República pelo Partido Popular (CDS-PP).  

12 de Janeiro: Workshop de Logística. Evento organizado pelo Departamento de Gestão e Economia, da responsabilidade da docente Profª Doutora Susana Azevedo.

 

Seminários e Conferências Anteriores (ano 2006):

22 de Dezembro: Cidades Digitais, Conferência no âmbito do curso de pós-graduação de Marketing Territorial (2ª edição).

7 de Dezembro: Conferência "Crescimento da Economia Portuguesa", moderada pelo Prof. Doutor Alcino Couto. Os Temas da Conferência apresentados foram:
> "O Estado da Economia Portuguesa" - Prof. Doutor Tiago Neves Sequeira
> "Assimetrias Regionais e a sua influência no Crescimento Nacional" - Prof. Doutor António de Jesus Matos
> "A importância da marca «Portugal» numa estratégia de exportação, o caso do calçado" - Prof. Doutor João Leitão
> "Inovação em Portugal" - Prof. Dr. Alcino Couto

6 de Dezembro: Sessão de Apresentação do Projecto Lena Business, que contou com a presença da Dr.ª Adelaide Moita (Direcção de Marketing do Grupo Lena). 

28 de Novembro: Labesfal - Grupo Fresenius Kabi. Conferência no âmbito da disciplina de Gestão da Produção e das Operações da licenciatura em Gestão, leccionada pelos docentes Prof. Doutor Luís Lourenço e Profª Doutora Anabela Almeida. 

25 de Novembro: O caso SEXPE estudado na UBI. Conferência no âmbito do curso de pós-graduação de Marketing Territorial (2ª edição). 

24 de Novembro: Apresentação do Centro de Apoio à Criação de Empresas (CACE) da Beira InteriorEvento organizado pelo Departamento de Gestão e Economia, da responsabilidade da docente Profª Doutora Anabela Dinis. 

6 de Novembro: Sessão de apresentação da BPstat - Estatísticas Online, o interface estatístico do Banco de Portugal.
O evento conta com a organização conjunta dos Serviços de Documentação da UBI e do DGE. 

25 de Setembro: Recepção aos alunos de 1º ano das Ciências Sociais e Humanas. 

19 de Junho: No âmbito dos “Dias da Economia do Turismo”, organizada pela UBINEEC, realizaram-se as conferências:
- "Gestão e Desenvolvimento Sustentado de Destinos Turísticos - O caso do Algarve"
- Prof. Doutor João Albino da Costa (Universidade do Algarve)
- "A vida é bela" - Uma experiência empresarial na área do Turismo - Sr. António Quina (Lisboa). 

12 de Junho: Conferência "Gestão e Desenvolvimento Sustentado de Destinos Turísticos - O papel da Internet", com o Prof. Doutor Carlos Costa (Universidade de Aveiro), realizada no âmbito dos “Dias da Economia do Turismo”, organizada pela UBINEEC. 

9 de Junho: No âmbito dos “Dias da Economia do Turismo”, organizadas pela UBINEEC, realizaram-se duas conferências:
- "Turismo e Acessibilidades"
- Prof. Doutor Jorge Miguel Reis Silva (UBI)
- "Uma experiência de planeamento Turístico"
- Prof. Doutor Pedro Guedes (UBI)  

6 de Junho: "Vem aprender a ter ideias..." - Oficina de Criatividade, cujo objectivo é fazer com que os participantes aprendam a desenvolver a sua criatividade e a ter ideias. Organizado pelos Prof. Doutores Paulo Duarte e Ricardo Gouveia Rodrigues, docentes do curso de Marketing.

2 de Junho: Aula Aberta de Web Marketing, contou com a presença do Engº. Pedro Rodrigues, Assec Consultores.

18 de Maio: Conferência "Saídas Profissionais", organizada pela UBIGEST e Gabinete de Saídas Profissionais, contou com a presença de: Prof. Doutor José Pires Manso, docente do DGE e Prof. Doutor Manuel Patuleia, representante da APOTEC.

12 de Maio: Conferência "Estratégias das Novas Empresas em Sectores Emergentes", no âmbito do Programa de Doutoramento em Gestão, proferida pelo Professor Doutor Pedro Manuel Garcia Villaverde da Universidade de Castilla la Mancha.

12 de Maio: Conferência "Marketing Não Lucrativo", com a presença do Dr. Manuel Antunes Correia, presidente da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, no âmbito do Curso de Pós-Graduação de Marketing Territorial (Programa Foral).

10 de Maio, pelas 14h00: JobShop do Banco Millenium-BCP, no âmbito da Feira de Emprego da UBI, organizado pelo Gabinete de Estágios.

9 de Maio, pelas 14h00: JobShop da Caixa Geral de Depósitos, no âmbito da Feira de Emprego da UBI, organizado pelo Gabinete de Estágios.

9 de Maio, pelas 14h00: Conferência “Qualidade: Da Certificação à Excelência Organizacional”, organizada UBIGest – Núcleo de Estudantes de Gestão, com os oradores Prof. Sarsfield Cabral, Eng. Almeida Júnior e Prof. Pedro Saraiva. Contou, ainda, com o moderador Prof. Doutor Luís Lourenço.

5 de Maio, pelas 17h00: Conferências no âmbito do Mestrado em Gestão, com os temas:
- A importância do Marketing para o Sucesso e Internacionalização dos Vinhos Portugueses, com o orador Dr. Marco Francisco da DFJ Vinhos SA
- A importância da Distribuição na Estratégia de Marketing, com o orador Dr. Luís Sequeira da Taylor’s Organizadas pela Direcção do Mestrado em Gestão do DGE.

3 de Maio, pelas 14h00: JobShop da PT Comunicações, contou com a presença da Drª Ana Morena, organizado pela UBINEEC (Núcleo de Estudantes de Economia) e Direcção do Curso de Economia.

21 de Abril: Conferência "É possível dirigir estrategicamente uma empresa familiar?", proferida pelo Professor Doutor Juan Jimenez Moreno, Professor Catedrático da Universidade de Castilla la Mancha, Espanha.

10 de Abril: Aula Aberta de Web Marketing, contou com a presença do Dr. Armando Alves, Senior Interactive Developer, FCBi Portugal.

4 e 6 de Abril: AIESEC e o Mundo - Conferências: "Fusões e Aquisições - Estratégia para o Futuro" e "Futuro do Sector Têxtil na Beira Interior", organizadas pela AIESEC

1 de Abril: Conferência subordinada ao tema “Tendências no Marketing Turístico para destinos do Interior”, no âmbito do módulo de Marketing Turístico da Pós graduação de Marketing Territorial, que contou com a presença do Prof. Doutor José Manuel Hernández Mogollón da Universidad de Extremadura.

29 de Março: JobShop da Multinacional Modelo/ Continente, organizado pelo Departamento de Gestão e Economia e Modelo/ Continente, com o apoio do UBINEEC (Núcleo de Estudantes de Economia) e Direcção do Curso de Economia.

22 de Março: JobShop da Multinacional Carrefour – Portugal, organizado pelo Departamento de Gestão e Economia e Carrefour – Portugal, com o apoio do UBINEEC (Núcleo de Estudantes de Economia) e Direcção do Curso de Economia.

15 de Março: Conferência "Política Energética em Portugal", com o orador Dr. Pina Moura e Conferência "Bolonha e os Desafios na formação de um Economista", com o Dr. Nuno Valério, organizado pela UBINEEC e Direcção do Curso de Economia.

 

Seminários e Conferências Anteriores (ano 2005):

10 de Dezembro: Conferência de Marketing Territorial, subordinada ao tema: "Antecedentes y Perspectivas de Futuro para el Marketing de Territorios y Localidades", proferida pelo Prof. Doutor José Luis Vázquez Burguete (Universidade de León).

2 de Dezembro: Conferência "Empreendedorismo e Inovação: Missão da Universidade para o Desenvolvimento Regional", no âmbito do tema  "Universidades empreendedoras: alavancas de desenvolvimento", contou com a presença do Prof. Roy Thurik, da Erasmus University Rotterdam, especialista internacional na área do empreendedorismo e do crescimento económico, bem como de oradores espanhóis, que apresentaram os dados do relatório GEM da Extremadura (Global Entrepreneurship Monitor) e o papel da universidade empreendedora.
Conferência no âmbito do projecto OBSEREGIO – Observatório Transfronteiriço de Avaliação do Impacto das Universidades no Tecido Regional, projecto do CEDR/DGE, financiado pelo Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG IIIA – Cooperação Portugal/Espanha, cujo coordenador é o Vice-Reitor, Prof. Doutor Mário Raposo.

6 de Junho:I WORKSHOP LUSO-ESPANHOL SOBRE METODOLOGIA PARA A INVESTIGAÇÃO EM MARKETING E GESTÃO DE EMPRESAS: INTRODUÇÃO À TÉCNICA PARTIAL LEAST SQUARES (PLS), com os oradores José Luis Roldán Salgueiro e Gabriel Cepeda Carrión, organizado pelo Departamento de Gestão e Economia da UBI.

14 de Junho: Sessão de Apresentação da LUSODOC, com o orador Dr. Miguel Silva, na qual foram apresentados: os novos conteúdos e funcionalidades da ABI Inform; as novas tecnologias para acesso a livros de gestão e os serviços de informação empresarial e noticiosa da Factiva.

6 Maio: Conferência "Qualidade em Saúde", com o orador Dr. Manuel Delgado, Presidente da Associação de Administradores Hospitalares, realizada no âmbito dos MBA/Mestrados em Gestão de Produtos Farmacêuticos e MBA/Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde, organizado pelo Departamento de Gestão e Economia da UBI.

29 Abril: Conferências:
1)
"Programas de Qualidade em Saúde "
- Dra. Carla Gonçalves Pereira, Directora Executiva da SinASE/BUROTEC 
2) "Qualidade em saúde - até onde ? (perspectiva dos Serviços Farmacêuticos do Hospital de Santo André, S.A.)" - Dr. Carlos Santos, Director dos Serviços Farmacêuticos do Hospital de Sto. André - Leiria, realizadas no âmbito dos MBA/Mestrados em Gestão de Produtos Farmacêuticos e MBA/Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde, organizado pelo Departamento de Gestão e Economia da UBI.

8 Abril: "Empreendedorismo em Portugal", organizado pelo Departamento de Gestão e Economia da UBI, no âmbito do III Encontro de docentes participantes na Acção COHiTEC – COTEC.

15 a 17/Março: Conferências da IX Semana de Economia, organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Economia da UBI.

16/Março: 3º Seminário PETUR, sobre a temática - “O que se pede à Hotelaria e Restauração para o Turismo na Serra da Estrela?, organizado pela equipa técnica do PETUR - Plano de Turismo da Serra da Estrela.

18 de Fevereiro - Conferências:
- "Gestão de resultados para os utentes dos serviços de saúde"
, Dr. Paulo Pereira, consultor e docente do Programa de Desenvolvimento de Competências para a Indústria Farmacêutica do ISCTE
- "Perspectivas da política de saúde para o futuro"
, Dr. Manuel Delgado, Presidente da Associação de Administradores Hospitalares,
no âmbito do MBA/ Mestrado em Gestão de Produtos Farmacêuticos e do MBA/ Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde

 

Seminários e Conferências Anteriores (ano 2004):

23 de Novembro - Conferência: "O Marketing na Era Digital", organizada pelo Departamento de Gestão e Economia, integrada na VI Semana Nacional de Marketing promovida pela APPM.


17 e 18 de Setembro - I Seminário de Gestão em Saúde: "Ser médico nos hospitais no Séc. XXI"
, organizado por: Departamento de Gestão e Economia e Faculdade de Ciências da Saúde da U.B.I. e Centro Hospitalar Cova da Beira.  


19 de Junho - Seminário: "Planeamento Urbano",
com o Prof. Doutor Rui Bráz, , no âmbito do Mestrado em Economia e Políticas Autárquicas.


18 de Junho - Seminário de Marketing: "DA INFORMAÇÃO AO CONHECIMENTO DO MERCADO A UBI COMO A (VI)VEMOS", Seminário da responsabilidade dos alunos da licenciatura em marketing que visa apresentar os resultados de investigações exploratórias acerca da vida na UBI.    


12 de Junho - Seminário: "A Qualidade na Administração Pública"
, com o Prof. Doutor Luís Lourenço, no âmbito do Mestrado em Economia e Políticas Autárquicas.  


5 de Junho - Seminário: "AIBT Serra da Estrela",
com o Engº. Lemos dos Santos, organizado pelo Mestrado em Economia e Políticas Autárquicas.  


29 de Maio - Seminário: "Competitividade Territorial e Transportes", com a Profª Doutora Elisabete Arsénio, organizado pelo Mestrado em Economia e Políticas Autárquicas.

 
22 de Maio - Seminário: "Ordenamento do Território"
, com o Prof. Doutor João Ferrão, organizado pelo Mestrado em Economia e Políticas Autárquicas.

 
15 de Maio - Seminário: "Planeamento Urbano"
, com o Prof. Doutor Rui Braz, organizado pelo Mestrado em Economia e Políticas Autárquicas.


8 de Maio - Seminário: "Projectos e Sistemas Multi-municipais", com o Engº António Filipe, organizado pelo Mestrado em Economia e Políticas Autárquicas.


24 de Abril - Seminário: "Políticas Autárquicas de Recursos Humanos"
, com a Drª Cristina Estevão Pinto, organizado pelo Mestrado em Economia e Políticas Autárquicas.


17 de Abril - Seminário: "POCAL e Empresas Municipais", com a Drª Maria João Lourenço, organizado pelo Mestrado em Economia e Políticas Autárquicas.


1 e 2 de Abril -  III Jornadas Internacionais de Marketing Público e Não Lucrativo,organizado através do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) do DGE.


1 a 4 de Março - VIII Semana de Economia da UBI
, organizada pela UBINEEC.

 

Seminários e Conferências Anteriores (ano 2003):

17 de Novembro - Conferência de Marketing: “A Palavra ao Consumidor”, integrada nos Encontros Regionais 2003, no âmbito da V Semana Nacional do Marketing, promovida pela APPM.

14 de Novembro - V Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, organizado através do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) do DGE.

23 de Outubro - Palestra sobre o tema “Distribuição de variáveis de alta frequência no mercado de acções”, com o Professor Doutor Roberto Osório (Phd – Universidade da Califórnia- Berkeley).

17 de Outubro - Conferência sobre “O poder autárquico”, com a participação dos Srs. Presidentes das Câmaras Municipais de Castelo Branco, Penamacor, Fundão, Covilhã, Belmonte e Guarda, bem como de um representante da Direcção da Associação Nacional de Municípios Portugueses (Dr. Álvaro Amaro).

04 de Julho - Conferência com o tema "A Estratégia e a Qualidade” e esteve a cargo do Prof. Philip Y. Huang, de Virgínia .

30 de Maio - Conferência subordinada ao tema "Specialty Chemicals Supply Chain: A Hybrid Model for Determining Safety Stock Levels", com a Profª. Sukran Kadipasaglu.

23 de Maio -
Seminário sobre a “Estrutura de Capital”, integrado no Ciclo de Conferências "A Economia em debate na UBI", proferido pelo Dr. Cesário Mateus, do Departamento de Gestão da Universidade Portucalense.

10 de Abril
- Seminário sobre a “Integração Económica: o Mercosul”, integrado no Ciclo de Conferências "A Economia em debate na UBI", com a participação do Dr. Frederico Katz da Universidade Católica de Pernambuco - Brasil  (Organização DGE e UBINEEC).

 28 de Março - Seminário sobre a “Nova Lei de Gestão Hospitalar e Público/Privado na Saúde”, com a presença dos Srs. Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares - Dr. Manuel Delgado – e do Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospital Cova da Beira – Dr. Miguel Castelo Branco (organização DGE).

 

UBI - Universidade da Beira Interior - Departamento de Gestão e Economia
Estrada do Sineiro, 6201-209 Covilhã
Telefone: 275 319 600