header

1º Ciclo em Marketing

ODGE
 
 

 

Última Actualização:


25.05.2016 9:13

por Nuno Pessoa

 

 
Competências

Tendo em consideração os perfis profissionais estabelecidos, o projecto Skills Standards (STATE BOARD COMMUNITY AND TECHNICAL COLLEGES, 2001) e a auscultação aos profissionais de marketing levada a cabo, definiram-se as competências específicas e genéricas necessárias a um profissional de marketing:

Competência específicas do 1º ciclo:
- Conhecimentos acerca de planos e métodos de pesquisa
- Conhecimentos de técnicas de amostragem
- Conhecimentos de estratégias e objectivos de pesquisa
- Capacidade para procurar a informação necessária de acordo com os objectivos da pesquisa
- Capacidade para identificar a credibilidade e aplicabilidade da informação
- Capacidade para comparar as capacidades e características próprias com as dos concorrentes
- Conhecimento da linguagem técnica e industrial
- Capacidade para monitorizar os objectivos
- Capacidade para identificar as necessidades dos públicos – alvo
- Capacidade para analisar propostas
- Conhecimentos de formatos e gestão de bases de dados
- Conhecimentos acerca de formas de armazenar e aceder a dados
- Conhecimentos de gestão de dados
- Conhecimentos de técnicas de teste de produtos
- Conhecimentos acerca dos produtos, como estes podem triunfar ou fracassar
- Conhecimento e capacidade para avaliar a satisfação dos clientes
- Conhecimentos necessários à implementação de um plano de marketing
- Conhecimentos acerca da embalagem dos produtos
- Conhecimentos sobre o ciclo de vida dos produtos
- Conhecimentos acerca das técnicas de desenvolvimento de conceitos de produto
- Conhecimentos sobre teorias da comunicação
- Capacidade para optar entre os diversos meios de comunicação
- Conhecimentos sobre psicologia do consumidor
- Conhecimentos sobre canais de distribuição
- Conhecimentos sobre políticas e procedimentos de encomenda
- Capacidade para controlar orçamentos e utilizar folhas de cálculo
- Capacidade para realizar relatórios
- Conhecimentos para avaliar a efectividade das acções
- Capacidade para planear eventos
- Conhecimentos sobre leis e regulamentações aplicadas ao marketing
- Capacidade para compreender o meio envolvente e as mutações do mercado
- Conhecimentos sobre o funcionamento dos meios e da indústria de comunicação
- Capacidade para implementar campanhas de comunicação
- Consciência da importância da qualidade do desempenho
- Conhecimentos sobre a gestão da força de vendas
- Capacidade para gerir força de vendas
- Conhecimentos sobre mecanismos de remuneração/compensação
- Conhecimentos sobre medição de retorno de investimentos
- Capacidade para elaborar planos de contingência
- Conhecimentos acerca de técnicas de motivação

 

Competência genéricas mais importantes no 1º ciclo:
- Capacidade para desenvolver soluções criativas
- Capacidade para aplicar soluções criativas a novas situações
- Capacidade para analisar situações
- Capacidade para avaliar riscos
- Capacidade para sintetizar diversos pontos de vista
- Capacidade para averiguar causas e motivos
- Capacidade para propor planos de acção
- Capacidade de esforço e perseverança
- Capacidade para aprender
- Capacidade para analisar consequências das acções
- Capacidade para manipular, interpretar e integrar diversas fontes de informação
- Preocupação pela qualidade
- Capacidade de trabalhar autonomamente ou em grupo
- Capacidade de comunicar os seus conhecimentos a diversos públicos


UBI - Universidade da Beira Interior - Departamento de Gestão e Economia
Estrada do Sineiro, 6201-209 Covilhã
Telefone: 275 319 600